domingo, 22 de maio de 2011

Educação e Tecnologia




WEBQUEST

Webquest – (do inglês, demanda a web). Esse conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor da Universidade de São Diego na Califórnia (EUA), tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. Trata-se de um trabalho essencialmente educativo, sendo possível acrescentar sugestões e orientações para o professor. A Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, investigativa, onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Para desenvolver uma Webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Sua elaboração é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Seus recursos podem ser livros, vídeos ou mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da web.

Tem a seguinte estrutura:                                                          
Introdução - Determina a atividade.
Tarefa – Informa o software e o produto a serem utilizados.
Processo – Define a forma na qual a informação deverá ser organizada.
Fonte de informação – Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da web.
Avaliação – Esclarece como o aluno será avaliado.
Conclusão – Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente       atingidos.
Créditos – Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a Webquest, quando página da web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.

Resolver uma Webquest é um processo de aprendizagem interessante, porque envolve pesquisa e leitura, interação e colaboração e criação de um novo produto a partir do material e idéias obtidas.     


Aliêda Safira


Quem sou como aprendiz

Ser educador é uma missão que exige práticas reflexivas nas nossas ações. Enquanto docente da atualidade o uso de ferramentas tecnológicas é necessário para atender ao perfil do aluno nos dias de hoje. O papel do professor nesse cenário de mudança gera expectativas diante da complexidade e diversidade da sociedade atual. Com esse curso busco mudar minha atuação no processo ensino aprendizagem de uma clientela que apresenta novas formas de aprender e isso é um grande desafio.


Aliêda Safira

Comunicação com a Mediadora


Olá Paula Edilma,

Estou iniciando as atividades do curso E-PROINFO um tanto atrasada, mas espero conseguir atualizar antes do tempo pré determinado pela coordenação do curso. Essa é a oportunidade que temos para aprimorar o nosso conhecimento diante das tecnologias que estão presentes em nosso dia a dia.


Aliêda Safira

terça-feira, 17 de maio de 2011

Perfil de Aliêda Safira

Olá colegas,

Meu nome é Aliêda Safira Macêdo de Medeiros, graduada em Pedagogia, especialista em Psicologia Escolar e Aprendizagem, concluindo outra especialização em Ensino a Distância (EAD) pela UNIP. Trabalho em educação a 27 anos, o que muito me realiza. Hoje atuo no horário da manhã na UNICA Master, na coordenação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, durante o período da tarde estou na Escola Municipal "Professora Trindade Campelo" com alunos e professores do Ensino Fundamental I e II, já no turno noturno supervisiono a parte pedagógica da Escola Estadual Lions Clube, com a modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos).