domingo, 22 de maio de 2011

Educação e Tecnologia




WEBQUEST

Webquest – (do inglês, demanda a web). Esse conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor da Universidade de São Diego na Califórnia (EUA), tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. Trata-se de um trabalho essencialmente educativo, sendo possível acrescentar sugestões e orientações para o professor. A Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, investigativa, onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Para desenvolver uma Webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Sua elaboração é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Seus recursos podem ser livros, vídeos ou mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da web.

Tem a seguinte estrutura:                                                          
Introdução - Determina a atividade.
Tarefa – Informa o software e o produto a serem utilizados.
Processo – Define a forma na qual a informação deverá ser organizada.
Fonte de informação – Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da web.
Avaliação – Esclarece como o aluno será avaliado.
Conclusão – Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente       atingidos.
Créditos – Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a Webquest, quando página da web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.

Resolver uma Webquest é um processo de aprendizagem interessante, porque envolve pesquisa e leitura, interação e colaboração e criação de um novo produto a partir do material e idéias obtidas.     


Aliêda Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário