terça-feira, 5 de outubro de 2010

Recursos tecnológicos





Os recursos tecnológicos são meios que ajudam hoje no processo educacional dos alunos proporcionando uma aprendizagem de qualidade. A comunicação on-line, através dos recursos do bate-papo, lista e fórum de discussão é uma interação que envolve aluno e professor para que aconteça o conhecimento de forma prazerosa e diferente.

O bate-papo, também conhecido como chat, acontece em tempo real, levando duas pessoas ou mais, se comunicarem como se estivessem muito próximas. É um momento que envolve as pessoas e abre espaço para novas amizades, porém é necessário o bom censo de quem usa essa ferramenta de comunicação bastante ágil. O professor tem papel importante na orientação e esclarecimento dos seus alunos para o uso do bate-papo, por ser um recurso em que o tempo passa despercebido e o aluno como gosta de interagir, trocar idéias e de certa forma ficar distante dos livros, pode interpretar mal as orientações do professor e driblar a família, apenas dizendo que essa é a mais nova forma de estudar.

Como não é necessário refletir muito para essa conversação, existe o português hoje usado pela internet, em que a maioria das palavras são abreviadas ou usadas em códigos para agilizar a informação que um quer passar para o outro. Isso torna-se um vício que pode levar esse indivíduo que ainda está em processo de formação, se habituar em escrever as palavras de forma reduzida.

Enquanto professor é preciso ter clareza da riqueza desse recurso no dia a dia da sala de aula, é o mundo do nosso aluno e como estamos no mercado de trabalho não podemos ficar fora dessa modernidade virtual.









Um comentário:

  1. Olá Meninas! Parabéns, fico muito feliz em ver a concretização de nossa aula. Vcs são garotas muito esforçadas, profissionais competentes. Como disse Alieda "Hoje começo a entender que um dia chegarei longe". Pois eu te digo Alieda, esse dia já chegou. Parabéns!

    ResponderExcluir