domingo, 19 de junho de 2011


  Relato da experiência vivenciada no Povoado Cruz


           
          A visita ao Povoado da Cruz realizada com os alunos da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, ocorreu no dia 03 de junho com os alunos do 5º ano. Chegamos na comunidade às 14 horas e fomos recebidos por Ana Lúcia, coordenadora da Associação “Unidade Produtiva de Polpa de Fruta do Povoado Cruz.”


           No primeiro momento do encontro Ana Lúcia contou com detalhes a história da Associação, destacando que no início a polpa era feita apenas para amigos e familiares. Recebendo incentivo de técnicos de instituições que visitaram a comunidade, a Associação foi se desenvolvendo, hoje atende um grupo de 32 famílias cadastradas e recebeu o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
          Cada aluno munido por seu roteiro, registrou as informações fornecidas por Ana Lúcia durante a entrevista. Algumas informações chamaram muito a atenção dos alunos, como a conscientização da comunidade para melhor trabalhar na agricultura sem agredir o meio ambiente, evitando o uso de produtos químicos no cultivo das plantações, já que a técnica utilizada na comunidade é a agricultura artesanal.

          Os frutos beneficiados são todos produzidos pelas famílias cadastradas, dando ênfase as frutas da safra, sendo a mais procurada a polpa da graviola. A comercialização das polpas , atende principalmente as cidades de Currais Novos e Macaíba.


          Para finalizar a viagem de estudo estivemos no Açude Ursula Medeiros, na oportunidade também foi observado a caixa d'água, que fornece água para as residências com serviço de encanação, porém, ainda não é realizado o processo de tratamento da água. Entre os aspectos percebidos pelos alunos a vegetação chamou atenção por ser diferente da encontrada na localidade escolar. Ficou registrado a presença de animais domésticos, o que indica a preservação tanto da fauna como da flora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário