Após a leitura dos textos da professora Maria Elisabette, podemos entender que um projeto pode partir de uma área do conhecimento e fazer elos entre as diferentes áreas, sem que haja perda da identidade das disciplinas, como também pode partir de um todo e chegar a áreas específicas.
A interdisciplinaridade representa um nível elevado de interação entre as disciplinas, exige uma postura colaborativa,sendo necessário o professor lidar com os aspectos inusitados que emergem das relações.
Do ponto de vista da aprendizagem, o trabalho por projeto possibilita ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas com o conhecimento. Devido a necessidade de haver novas formas de interpretar e representar o conhecimento o uso da tecnologia é considerada uma ferramenta extremamente importante, porém a mesma precisa ser usada corretamente para não ocorrer apenas a sua instrumentalização.
Segundo Fazenda (1996:17) num projeto interdisciplinar “não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se”, o que caracteriza a atitude interdisciplinar é a “ousadia da busca, da pesquisa,é a transformação da insegurança num exercício do pensar, num construir.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário