domingo, 21 de agosto de 2011

TEÓRICO OVIDE DECROLY (1871-1932)



Ovide Decroly nasceu na Bélgica e foi um aluno indisciplinado, não se adaptava ao autoritarismo, formou-se em medicina. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. Teve como princípio educativo a globalização, as crianças aprendem o mundo com a visão do todo, um conhecimento leva a outro, não há conhecimento isolado. Os centros de interesse são organizados pela faixa de idade, com base na evolução neurológica infantil.
O interesse leva ao conhecimento, preferia trabalho em grupos, aproveitar as aptidões naturais de cada faixa etária. As atividades propostas buscavam desenvolver a observação, a associação e a expressão. Dedicou cuidadosa atenção a linguagem, a palavra não é a única forma de expressão, mas também o corpo, o desenho, a construção e a arte.
A principal marca da escola decroliana são os centros de interesse. Os alunos constroem o próprio currículo segundo sua curiosidade e sem a separação entre as disciplinas. Valorizava as atividades manuais, jogos e brincadeiras, exercícios ao ar livre e em grupo.

“CRITICAVA A SUPERVALORIZAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL E DA EXPRESSÃO VERBAL.”

Decroly acreditava que o meio natural e a saúde física condicionam a evolução intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário