Banco de Projetos
Relato de experiência
Trabalhar com projetos na escola, proporciona uma interação maior entre professores e alunos, sendo possível também a participação da família.
Diante das necessidades e dos interesses dos sujeitos envolvidos é que a todo momento o projeto pode ser reavaliado e reformulado, definindo o que realmente é significativo em cada etapa do trabalho.
Na Escola Municipal Professora Trindade Campelo, situada no Bairro Sílvio Bezerra de Melo, surgiu a necessidade de executar um projeto, aberto e flexível, comprometido com ações que envolvessem não só alunos e professores, mas também toda a comunidade escolar, inclusive a família. A intencionalidade dessa atividade partiu do interesse dos alunos pelos recursos áudio visuais disponíveis na escola no ano de 2010. Assim surgiu o PROJETO VINTE MINUTOS, que envolve vídeos curtos com mensagens variadas, implícitas nos conceitos de cidadania e democracia.
Quando se trabalha com projetos, usando o computador para representar o conhecimento em construção, tem-se um novo potencial devido à possibilidade de poder registrar e acompanhar todo o processo de desenvolvimento.(Elizabeth,2001)
Esses vídeos trazem temas que ilustram situações importantes para o acompanhamento do processo de aprendizagem do nosso aluno e na promoção de desafios que estimulem os alunos, pais e professores a refletirem sobre o que envolve a construção do conhecimento.
Nesta quarta-feira, 24 de agosto de 2011, realizamos uma reunião com os pais dos alunos do 5º ano, para repasse do resultado semestral. Na oportunidade trabalhamos com o vídeo RESILIÊNCIA, que fala de Roberto Carlos, um ex-interno da FEBEM que vira pedagogo e palestrante, onde seu maior sonho era ter uma família e conseguiu ultrapassar seus limites, foi resiliente, sendo esse o comportamento dos vencedores.
Partindo da mensagem de Roberto Carlos, muitos foram os depoimentos dos pais presentes, inclusive os pais homens, que já é uma presença constante em nossas reuniões. Trabalhar com esse projeto enriquece nossa prática, seja na sala de aula, encontros pedagógicos ou reuniões de pais, pois podemos compreender melhor essas questões, tentar resolvê-las ou chegar a novas questões.
A partir de situações problemáticas do presente, todos são desafiados a buscar informações e articulá-las com os conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la.
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