domingo, 25 de setembro de 2011


PROJETO EM AÇÃO
 
A partir da decisão de realizar o projeto nas escolas, Trindade Campelo e do Salustiano Medeiros da rede municipal de Currais Novos, buscamos fazer relações entre o conhecimento científico e as condições de vida já que a química está presente em nosso cotidiano, mas mesmo assim continua sendo uma disciplina em que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem.
 Objetivando despertar o interesse pela disciplina através da utilização da química da limpeza e do seu uso da para solucionar problemas no cotidiano, buscamos possibilitar ao aluno a compreensão desses processos químicos através de atividades práticas com a produção de produtos de limpeza.
 Essa proposta também fortaleceu a articulação entre teoria e prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, exigindo um planejamento prévio, através das atividades desenvolvidas nas escolas.
Um fator que contribuiu para fortalecer o trabalho integrador foi o diálogo existente entre docentes e discentes que destacaram questões importantes como:
  • Delimitar melhor a química do cotidiano para a clientela selecionada;
  • Definição de turmas em que seriam realizadas as ações do projeto;
  • Indicação dos conteúdos que serão abordados no projeto;
Essas foram contribuições oferecidas pelos docentes do curso, realizadas em reuniões periódicas. Com os ajustes realizados os alunos, sentiram-se preparados para despertar o interesse pela química e ainda realizar um trabalho com uma função social com as turmas do PROEJA FIC Como foi bom perceber que os alunos das escolas envolveram-se com as atividades realizadas, comentaram situações em que a química está presente no cotidiano, mas que eles não tinham consciência que era química.
Tivemos uma intensa participação dos alunos através das perguntas para tirar dúvidas e envolveram-se diretamente na realização das experiências.
Todas as experiências foram realizadas com sucesso, pois já haviam sido realizadas no laboratório do IFRN, fator imprescindível e necessário na realização de experiências.
Foi organizado um panfleto apresentando curiosidades do dia-a-dia, destacando o uso da química para selecioná-los. Foi envolvente estar em contato com os alunos e sentir o prazer de participar ativamente das descobertas realizadas por todos envolvidos.
Todo processo envolveu também uma avaliação, fator muito importante para perceber a importância do trabalho tanto para os alunos que participaram das atividades planejadas quanto para o educando do curso de química que executou as atividades definidas no projeto integrador.
 Destacamos então o sucesso do envolvimento, a produção dos produtos, o fator social do projeto, a viabilidade econômica dos produtos produzidos e a atenção de todos os funcionários das escolas envolvidas
. Também enfatizamos a relevância da prática dessa atividade para a formação desse futuro professor, uma vez que já estamos propondo o contato direto entre o futuro professor, as escolas e o conteúdo para qual estão se preparando. Todas essas atividades contribuem para a formação de um profissional com um perfil mais adequado para encarar as necessidades do contexto educacional brasileiro.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário