domingo, 4 de setembro de 2011



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domingo, 21 de agosto de 2011

A evolução da Educação

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS




Após a leitura dos textos da professora Maria Elisabette, podemos entender que um projeto pode partir de uma área do conhecimento e fazer elos entre as diferentes áreas, sem que haja perda da identidade das disciplinas, como também pode partir de um todo e chegar a áreas específicas.
A interdisciplinaridade representa um nível elevado de interação entre as disciplinas, exige uma postura colaborativa,sendo necessário o professor lidar com os aspectos inusitados que emergem das relações.
Do ponto de vista da aprendizagem, o trabalho por projeto possibilita ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas com o conhecimento. Devido a necessidade de haver novas formas de interpretar e representar o conhecimento o uso da tecnologia é considerada uma ferramenta extremamente importante, porém a mesma precisa ser usada corretamente para não ocorrer apenas a sua instrumentalização.
Segundo Fazenda (1996:17) num projeto interdisciplinar “não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se”, o que caracteriza a atitude interdisciplinar é a “ousadia da busca, da pesquisa,é a transformação da insegurança num exercício do pensar, num construir.”

TEÓRICO OVIDE DECROLY (1871-1932)



Ovide Decroly nasceu na Bélgica e foi um aluno indisciplinado, não se adaptava ao autoritarismo, formou-se em medicina. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. Teve como princípio educativo a globalização, as crianças aprendem o mundo com a visão do todo, um conhecimento leva a outro, não há conhecimento isolado. Os centros de interesse são organizados pela faixa de idade, com base na evolução neurológica infantil.
O interesse leva ao conhecimento, preferia trabalho em grupos, aproveitar as aptidões naturais de cada faixa etária. As atividades propostas buscavam desenvolver a observação, a associação e a expressão. Dedicou cuidadosa atenção a linguagem, a palavra não é a única forma de expressão, mas também o corpo, o desenho, a construção e a arte.
A principal marca da escola decroliana são os centros de interesse. Os alunos constroem o próprio currículo segundo sua curiosidade e sem a separação entre as disciplinas. Valorizava as atividades manuais, jogos e brincadeiras, exercícios ao ar livre e em grupo.

“CRITICAVA A SUPERVALORIZAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL E DA EXPRESSÃO VERBAL.”

Decroly acreditava que o meio natural e a saúde física condicionam a evolução intelectual.

PROJETO DE VIDA

Segundo o autor do texto Nilson José Machado, o conceito de projeto vem de um pensador espanhol Ortega Y Gasset, que refere-se a FUTURIÇÂO - um termo entendido como "lançar-se sempre para o futuro". Afirma que os projetos podem ser considerados em diversas escalas. Diz que o trabalho com projetos é um micro-exercício da vida em sociedade, pois define as metas comuns dos indivíduos. Para o educador os projetos não precisam estar presos apenas a pesquisas de assuntos sofisticados para despertar o interesse e a criatividade dos estudantes, acredita que o destino escolar dos estudantes está ligado à capacidade deles de estabelecerem projetos e de criar interrogações, expectativas e interesses para lançarem-se sobre eles. A idéia de Machado é que todo trabalho se chama projeto, mas nem tudo são realmente projetos. Alguns são chamados de trabalhos. Trabalhar com projetos significa explicitar uma intencionalidade em um plano flexível e aberto ao imprevisível.

domingo, 3 de julho de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Tema: Doenças transmitidas pela água: cólera, hepatite, paralisia infantil, leptospirose, esquistossomose, dengue, febre amarela e malária.
Duração: 4 aulas de 50 minutos
Turma: 5° ano
Disciplina: Ciências
Objetivos: Pesquisar na internet as doenças transmitidas pela água; Reconhecer as consequências da poluição ou contaminação da água; Identificar sintomas, transmissão, tratamento e prevenção das doenças pesquisadas.
Metodologia: Dividir os alunos em grupo, cada grupo pesquisará uma doença na internet. Depois da pesquisa realizada, os alunos em sala de aula deverão escrever num cartaz os resultados pesquisados. Em seguida cada grupo apresentará o trabalho para a turma.
Recursos utilizados:
  • Computador (internet);
  • Cartolina;
  • Régua;
  • Lápis;
Avaliação: Os alunos serão avaliados mediante o envolvimento durante a realização de cada etapa da atividade em grupo.

domingo, 19 de junho de 2011


  Relato da experiência vivenciada no Povoado Cruz


           
          A visita ao Povoado da Cruz realizada com os alunos da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, ocorreu no dia 03 de junho com os alunos do 5º ano. Chegamos na comunidade às 14 horas e fomos recebidos por Ana Lúcia, coordenadora da Associação “Unidade Produtiva de Polpa de Fruta do Povoado Cruz.”


           No primeiro momento do encontro Ana Lúcia contou com detalhes a história da Associação, destacando que no início a polpa era feita apenas para amigos e familiares. Recebendo incentivo de técnicos de instituições que visitaram a comunidade, a Associação foi se desenvolvendo, hoje atende um grupo de 32 famílias cadastradas e recebeu o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
          Cada aluno munido por seu roteiro, registrou as informações fornecidas por Ana Lúcia durante a entrevista. Algumas informações chamaram muito a atenção dos alunos, como a conscientização da comunidade para melhor trabalhar na agricultura sem agredir o meio ambiente, evitando o uso de produtos químicos no cultivo das plantações, já que a técnica utilizada na comunidade é a agricultura artesanal.

          Os frutos beneficiados são todos produzidos pelas famílias cadastradas, dando ênfase as frutas da safra, sendo a mais procurada a polpa da graviola. A comercialização das polpas , atende principalmente as cidades de Currais Novos e Macaíba.


          Para finalizar a viagem de estudo estivemos no Açude Ursula Medeiros, na oportunidade também foi observado a caixa d'água, que fornece água para as residências com serviço de encanação, porém, ainda não é realizado o processo de tratamento da água. Entre os aspectos percebidos pelos alunos a vegetação chamou atenção por ser diferente da encontrada na localidade escolar. Ficou registrado a presença de animais domésticos, o que indica a preservação tanto da fauna como da flora.